25º Encontro das Escolas Legislativas aconteceu em Vitória (ES), de 9 a 12 de junho - FOTO: Divulgação


O livro ‘Constituição em Miúdos’, apresentado no 25º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Contas (Abel), deverá ser um dos projetos a ser implantado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio da Escola Vereadora Lea Alencar Antony da Casa Legislativa (EVLAA) no próximo ano. O evento, realizado em Vitória (ES), entre os dias 9 e 12 de junho, culminou a expressão da educação legislativa no Brasil.
A diretora da Escola do Legislativo, Cristiane Monteiro, destacou, entre outros pontos discutidos e apresentados no encontro, o lançamento do livro ‘Constituição em Miúdos’, como um dos pontos principais para ser implantado na CMM. “Esse livro é excelente, porque em cinco capítulos com palavras simples e acessíveis as crianças conhecerão a Constituição Federal”, ressaltou Cristiane.
De acordo com a diretora, a pretensão é implantar o projeto do livro ‘Constituição a Miúdos’, no próximo ano na Casa Legislativa para que seja distribuído, em princípio, aos estudantes que fazem parte do projeto ‘Conhecendo o Legislativo’, depois para todas as escolas municipais. “O livro dá uma aula de cidadania. E nós pretendemos trazer esse projeto para a CMM, por meio de patrocínio de impressão, até porque, recebemos semanalmente estudantes de diversas escolas municipais”, observou.
O livro ‘Constituição em Miúdos’, elaborado pela Escola Legislativa de Pouso Alegre (MG) e publicado em parceria com a Abel e o Senado Federal, tem o  objetivo  de divulgar a Lei maior numa linguagem simples e direta para as crianças.
Cristiane destacou, ainda, o lançamento do curso de pós-graduação em Governância e Gestão no Poder Legislativo, voltado para os todos os parlamentos do Brasil, proporcionado pela Fundação Getulio Vargas. “Pretendemos abraçar esse curso para o próximo ano, o qual será voltado para os parlamentares e todos os servidores que trabalham no poder Legislativo”, acrescentou Cristiane.
Cristiane notou que o encontro foi gratificante, principalmente pela troca de experiência. “As escolas legislativas estão crescendo cada vez mais e isso é um ganho importante para a sociedade, principalmente porque uma das vertentes da escola é trazer a comunidade para dentro do parlamento. Já é possível notar o envolvimento da comunidade com os parlamentares”, frisou a diretora, ao observar ainda, que as pessoas vêm para a Câmara para fazer cursos e melhorar seus conhecimentos, e não mais reclamar ou pedir algo.
Além da diretora, também participaram do curso, a coordenador da EVLAA, Leorides Lima e a coordenadora do Coral da CMM, Roseli Matos.


Texto: Valdete Araújo – DIRCOM/CMM
Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento Jovem define mesa diretora

Neta destaca a importância da homenagem