Jovens do Projeto ‘Uma Nova Escolha’ serão contratados para trabalhar na Câmara

  

Sessão Especial na CMM marcou a certificação de 120 alunos dentro do projeto 'Uma Nova Escolha' - FOTO: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM
Vinte e cinco alunos do projeto ‘Uma Nova Escolha’, fruto da parceria entre a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), serão contratados, no próximo ano, para trabalhar na Casa Legislativa como Menor Aprendiz. Foi o que garantiu o presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS), durante a entrega de certificados de conclusão aos jovens que participaram do projeto.
“Foi uma decisão do Colegiado de Líderes deste Poder e, com isso, estamos dando oportunidade de emprego a esses adolescentes, que terão todo um acompanhamento médico e psicológico desta Casa”, disse o presidente, acrescentando, que, no próximo ano, a Casa irá formar mais jovens e, consequentemente, irá dar a mesma oportunidade a outros adolescentes. “Punir é fácil, mas resgatar é o mais difícil. E assim vamos semeando o bem na cidade de Manaus. Agradeço a todos os parceiros que ajudaram a construir esse projeto”, completou Wilker Barreto.
Durante a cerimônia, realizada na manhã desta quarta-feira (2), no plenário Adriano Jorge, a Escola do Legislativo vereadora Léa Antony Alencar da CMM entregou aos 120 adolescentes participantes do projeto ‘Uma Nova Escolha’, já qualificados nos cursos de Agente de Informações Turísticas, Recepção em Meios e Hospedagem, Informática Básica e Avançada, Corel Draw e Photoshop, Fotografia e Crescendo e Aprendendo a empreender, iniciados em julho deste ano, os certificados de conclusão dos cursos.
Além da parceria do TJAM e da Câmara, por meio da Escola do Legislativo, o projeto conta com a parceria Centro de Educação Tecnológica do Amazonas e do Sebrae Amazonas.
A presidente do TJAM, desembargadora Maria das Graças Figueiredo, destacou que a certificação é apenas o início de uma grande caminhada. “Que esse momento seja um marco de sucesso e esperança para todos e que aproveitem a oportunidade para que sejam pessoas de grande valor para a sociedade”, ressaltou a desembargadora.
A juíza titular da Vara da Infância e Juventude do TJAM, Rebeca Mendonça, parabenizou a iniciativa da Câmara em dar oportunidade aos adolescentes, de serem olhados com outra visão. “É uma iniciativa honrosa vinda da Casa que representa o povo. Tenho certeza que esses jovens serão multiplicados com a sociedade. Temos que continuar esse projeto para evoluir cada vez mais”, reconheceu a juíza.
Para as estudantes da Escola Estadual Professora Nathália Uchoa e irmãs Israele e Ismaelly Nascimento Vieira, participantes do ‘Uma Nova Escolha’ a oportunidade é ímpar. “Vamos poder administrar novos rumos e conhecimentos no trabalho e também ter a oportunidade de fazer parte do Poder Legislativo como menor aprendiz, disse Ismaelly. “A oportunidade é grandiosa. Desejo ser uma grande empreendedora no futuro, sempre valorizando as oportunidades que aparecem em nossa vida. Hoje tenho outra visão do Poder Legislativo. Hoje, assim como eu, tenho a oportunidade de ver outros jovens saindo das ruas e crescendo profissionalmente”, completou Israele.
Bastante emocionada, a dona de casa Darlene Silva, mãe de Israele e Ismaelly, agradeceu pela oportunidade dada às filhas. “É uma porta que se abre. Fico feliz em ver tantos adolescentes tendo essa oportunidade profissionalizante que a Câmara e os parceiros do projeto proporcionaram”, frisou Darlene.
Para a diretora da Escola Legislativa, Cristiane Monteiro, a conclusão dos cursos foi um marco na história da Câmara. “Foi um projeto que começou com uma sementinha e hoje deu certo, porque conseguimos certificar 120 alunos em cursos profissionalizantes e prepará-los para o mercado de trabalho”, disse Cristiane Monteiro.
Seleção
A participação dos adolescentes no ‘Uma Nova Escolha’, teve uma criteriosa escolha, feita pelo Juizado da Infância e Juventude Cível e Criminal, visando implementar o projeto de capacitação destinado a atender menores infratores em situação de vulnerabilidade social, que se encontram em conflito com a Lei, no sentido de contribuir para o desenvolvimento profissional e inseri-los no mercado de trabalho.
Apoio
Durante a sessão especial, manifestaram apoio à iniciativa os vereadores Professor Bibiano (PT), Socorro Sampaio (PP), Rosivaldo Cordovil (PTN), Elias Emanuel (PSDB), Professora Jacqueline (PHS), Marcel Alexandre (PMDB), Professora Therezinha Ruiz (DEM), Gloria Carrate (PSD) e Amauri Colares (PROS).
“Esse é um momento histórico desta Casa. Cumprimos a responsabilidade social. CMM não é um ente que olha para o seu próprio umbigo, e sim firma parcerias e abre novos horizontes, dando oportunidades para que esses jovens consigam construir essa nova pagina na nossa historia. Iniciativas positivas como estas devem ser ressaltadas”, ressaltou Elias Emanuel.
“É uma iniciativa rica porque traz uma nova oportunidade. Estamos saindo da teoria pra a prática, dando oportunidade de emprego a esses adolescentes. Esses jovens só precisam de oportunidades como esta”, acrescentou Professora Jacqueline.
Também participaram da sessão especial o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Adelton Albuquerque, a diretora do Cetam, Joésia Pacheco, a diretora-presidente da Escola do Serviço Público do Município de Manaus (FESPM), Maria Luiza, Laura Lima, do projeto ‘Ame a Vida’, Marcio Fonseca, representando o Sebrae Amazonas.

Texto: Valdete Araújo – DIRCOM/CMM
Foto: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento Jovem define mesa diretora

Neta destaca a importância da homenagem