Dos novos auditores,  90% são funcionários efetivos da Câmara Municipal - Foto: Robervaldo Rocha/CMM
Dezenove funcionários da Câmara Municipal de Manaus (CMM) receberam, nesta terça-feira (10), certificados de auditores do Sistema de Gestão Ambiental NBR ISO – 14001:2004, norma em fase de implantação na Casa Legislativa. Na próxima segunda-feira (16), já está marcada a primeira auditoria interna.
Para o presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS), um dos fatos mais relevantes na escolha de auditores é que 90% são funcionários efetivos da Casa.  “Os funcionários fixos do quadro fortalecem e alicerçam o trabalho de qualidade que não encerrará em fins de legislaturas, mas que serão contínuos”, destacou Barreto ao acrescentar, ainda, que mais difícil do que conseguir o certificado é manter a qualidade, e que esse será o desafio diário da Casa.
A odontóloga Karime Principal, funcionária efetiva no departamento de Saúde, disse ter esclarecido no curso de auditores, realizado pela Escola do Legislativo Léa Alencar Antony, que a fiscalização vai trazer muitas melhorias na questão ambiental. “Depois das auditorias, todas as adequações necessárias serão postas em prática no objetivo maior de mais qualidade no ambiente de trabalho de todos, com atitudes como a coleta seletiva do lixo”.
Segundo o vereador Everaldo Farias (PV), presente à cerimônia de entrega de certificados, a iniciativa do presidente Wilker Barreto é louvável. “A onde é mais que local: é mundial, para a melhoria na qualidade do meio ambiente em geral. Precisamos nos preparar às mudanças desde casa ao ambiente de trabalho, em atitudes diárias”.
Entre os procedimentos do Sistema de Gestão Ambiental a serem observados pelos auditores está o Manual de Gestão Integrado (MGI), a Política Ambiental, Controle Operacional, Coleta Seletiva, Objetivos, Metas e Programas, Controle de Resíduos Gerais, Ações, Corretivas e Preventivas,  Instruções de Atendimento à Emergência e Monitoramento Ambientais.
A Diretora da Escola do Legislativo, Cristiane Bacury Monteiro, destacou que os auditores também estão aptos a realizar auditorias externas, pois foram qualificados também para isso no curso. “Na Casa, os auditores vão realizar um trabalho além dos afazeres de seus cargos, sem remuneração, com o intuito único de melhorar o ambiente de trabalho de todos nós”.
Os auditores certificados na CMM são:
– Aldeisy de Fátima Waughan
– Alekasandro Gomes Machado
– Ana Lúcia Maciel
– Cristiane Bacury Monteiro
– Ednelza de Oliveira Carvalho
– Eli Camilo Custódio
– Evelina Santana Câmara
– Fabiana Pacífico Seabra
– Hileia Santos Torres
– Israel de Barros
– Izabel Christina Maquiné Bernardes
– Karime Principal de Oliveira Ribeiro
– Lara Núbia Miranda Fernandes
– Laura Vicunã dos Santos
– Leorides Magalhães Lima
– Miguel Carlos Silveira Júnior
– Nelson Costa da Silva
– Paulo Vitor Marques Viana
– Valério Ladeira Luniére

Texto: Liege Albuquerque - Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha - Dircom/CMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento Jovem define mesa diretora

Neta destaca a importância da homenagem