Reunião marca início da auditoria externa para recomendação da norma ambiental ISO 14001:2004  na Câmara













Diretores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (18), com o auditor responsável da empresa Rina Brasil Serviços Técnicos Ltda. para a abertura das auditorias externas à recomendação de certificação da norma ambiental ISO 14001:2004, implantada na Casa desde o ano passado. As auditorias serão realizadas desta terça-feira (19) à sexta-feira (22), em todos os setores da Casa Legislativa, conforme calendário divulgado pela Rina.
Durante a abertura, o presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS), destacou que a implantação da ISO 14001é um compromisso de sua gestão na prática de ações que beneficiam o meio ambiente.
As auditorias externas, conforme repassadas aos diretores pela empresa certificadora, faz parte da segunda fase de análise. A primeira, conforme esclareceu o auditor externo responsável pelo processo, José Brito Guimarães, começou com análise do manual e de todos os documentos, iniciada no dia 11 de julho.
José Brito Guimarães destacou que a auditoria vai analisar, principalmente, os procedimentos documentais, atendimento à legislação ambiental aplicável à Casa Legislativa, programas, objetivos, metas e, por fim, os processos em relação às práticas voltadas para o meio ambiente, como a coleta seletiva, a destinação dos resíduos.
“Vamos verificar esses atendimentos de requisitos legais, normativos e internos estabelecidos na Câmara. Se ao final do processo o resultado constatar a conformidade ou situações de não conformidades menores ou de oportunidades de melhoria, a Câmara sem dúvida será recomendada á certificação da ISO 14001”, disse o auditor.
O diretor da Diretoria de Gestão de Tecnologia e Informática da CMM (DGTI), André Luiz do Carmo, destacou que a Casa está preparada para receber a auditoria externa observando que todos os documentos legais e procedimentos necessários estão conformes.
“Fizemos todos os treinamentos e divulgações necessárias para que não houvesse dúvidas aos servidores em praticar a coleta seletiva, o controle e uso dos recursos naturais. O processo de auditoria externa vai medir exatamente o envolvimento das pessoas, ninguém é alheio ao processo. A expectativa é a recomendação da norma ambiental”, concluiu André Luiz.
Auditorias
Nesta terça-feira (19), serão auditados os processos de Análise da documentação do sistema de gestão, gestão do Sistema Ambiental e medição e melhorias.
Já na quarta-feira, os processos a serem auditados serão os da área externa e da recepção, além do transporte (relacionado à coleta seletiva).
Na quinta-feira, será a vez dos processos de fornecimento de serviços como Processo Legislativo-Protocolo, Comunicação Interna-Social, Comunicação com o Cliente/Serviço de Informação ao Cidadão. No mesmo dia ainda, o processo de Aquisição e Almoxarifado.
No último dia de auditoria externa, na sexta-feira (22), serão analisados os processos de Recursos Humanos e Escola Legislativa.


Texto: Valdete Araújo – DIRCOM/CMM
Foto: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento Jovem define mesa diretora

Neta destaca a importância da homenagem