Projeto da Câmara e Tribunal de Justiça recebe prêmio nacional 













O Projeto #UmaNovaEscolha da Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony (ELVLAA) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), foi o vencedor do prêmio ‘Educação Presencial’ no concurso cultural da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e Contas  (Abel) de Melhores Projetos na Educação Legislativa”, edição 2016.
A premiação do melhor projeto foi entregue à diretora da Escola do Legislativo da CMM, Cristiane Monteiro, na manhã desta sexta-feira (18), durante o 28º Encontro da Abel. O evento é uma parceria com a Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, em Natal, que ocorreu nos dias 16,17 e 18 de novembro, com o objetivo de debater assuntos de interesses das escolas legislativas e de Contas.
A diretora destacou a importância do Uma Nova Escolha na qualificação profissional de jovens participantes do projeto, o qual dá oportunidade aos jovens em situação vulnerável de serem inseridos no mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes. “Trata-se de um reconhecimento do trabalho que iniciamos ainda no ano passado. Nesse tempo tivemos a oportunidade de acompanhar o esforço e a dedicação desses jovens em querer aprender algo novo e começar uma nova história de vida”, comemorou Cristiane Monteiro.

  










#UmaNovaEscolha
Desde a sua implantação, em 2015, o Uma Nova Escolha já formou 360 jovens e já começa a dar frutos. Aproximadamente 40% dos alunos estão no mercado de trabalho, no Programa Menor Aprendiz ou já montaram o seu próprio negócio.
“É uma satisfação para todos nós da Câmara vermos essa parceria reconhecida nacionalmente. Nós acreditamos que, quando as instituições somam esforços, os resultados vão muito além das nossas expectativas e com o Uma Nova Escolha não foi diferente. Quero agradecer a dedicação dos servidores da Escola do Legislativo que diariamente supervisionam o andamento das atividades dos jovens desse programa, o que contribuiu bastante para o bom êxito da parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto (PHS).
O projeto tem a finalidade de capacitar adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que se encontram em conflito com a lei, por meio da oferta de cursos que proporcionam a formação técnico-profissional. Ao longo da parceria, os alunos participaram de cursos de informática básica e avançada, assistente administrativo, agente de turismo e recepção e meio de hospedagem.
Pioneiro no Brasil, o projeto tem a missão principal retirar os jovens de condição passiva para um processo ativo de inserção no mercado de trabalho. Além disso, promove cursos por meio da Escola do Legislativo da CMM aos menores acolhidos em abrigos parceiros da Vara da Infância e Juventude Cível e menores infratores acompanhados pela Vara da Infância e Juventude Criminal.

Texto: Valdete Araújo  - DIRCOM/CMM
Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento Jovem define mesa diretora

Neta destaca a importância da homenagem