Vinte e quatro servidores da CMM concluem curso de Auditor de Qualidade do Sistema de Qualidade ISO 9001:2008

        O curso de Auditor do Sistema de Qualidade ISO 9001:2008, finalizado nesta sexta-feira (23), contou com a participação de 24 servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O treinamento, que começou nesta quarta-feira (21), realizado pela Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony da (ELVLAA/CMM), faz parte da segunda fase de preparação do processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), ISO 9001, na Casa Legislativa.
Durante as aulas coordenadas pelo auditor da Bristish Standards Institution (BSI), Wilson Bures, os participantes aprenderam sobre interpretação da Norma ISO 9001; quais ferramentas adotadas no processo de implantação; técnicas de entrevistas como: tipo de documento que deve ser preenchido e como realizar tais preenchimentos. O curso tem o como objetivo direcionar a forma como uma empresa deve ser gerenciada, identificando e atendendo as necessidades dos clientes.

Critério de classificação

Os alunos serão avaliados e classificados conforme a pontuação de ordem crescente para desempenhar as atividades de auditores internos. O critério de classificação será analisado pelo próprio Wilson Bures, que irá verificar o comportamento, estudos de caso e as tarefas desenvolvidas na sala de aula. Os dados ficarão armazenados em um cadastro no Departamento de Planejamento e Gestão da Qualidade.
Considerando as exigências da Norma ISO 9001-2008, Wilson Bures destacou que a formação da equipe de auditores é importante, principalmente, quanto a correta interpretação da Norma, os conceitos e exercícios que foram desenvolvidos nas aulas. “É a preparação dos auditores para avaliar a Câmara e realizar e os ajustes necessários, por meio de identificação dos eventuais desvios de processos que deverão ser detectados nas auditorias internas”, disse Bures, ao elogiar a participação dos servidores no curso. “Todos demonstraram interesse de entender a norma, os conceitos e a forma de conduzir as auditorias internas”, avaliou.
A responsável pela Ouvidoria e Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da CMM, Fabiana Pacífico, disse que o curso traz mudança pessoal e profissional, porque os conceitos, os princípios e métodos podem ser aplicados em ambos. “Com o curso podemos perceber essas mudanças, desde o planejamento, na metodologia de trabalho, nos procedimentos, na organização, monitoramento e como verificar se o resultado é satisfatório para o cliente”, disse Fabiana.

Mais treinamentos

Como parte do processo de implantação da ISO 9001 na Câmara, a Escola do Legislativo vai realizar vários cursos, entre eles: Política da Qualidade e Propósito Organizacional; Indicadores de Desempenho na Administração Pública; Gerenciamento da Rotina do dia dia; Mapeamento  de Processos, entre outros.

Outros cursos

De acordo com técnico responsável pela implantação do sistema, Leôncio Oliveira, após a conclusão do treinamento para auditoria do Sistema de Qualidade ISO 9001, na semana seguinte, será feito o Programa Anual de Auditoria e o Plano Anual de Auditoria da Câmara, previstos para o final de outubro.
Como explicou Leôncio, o Programa Anual de Auditoria irá apontar quais os auditores que irão participar, quais áreas irão auditar e as datas previstas para as atividades, enquanto que o Plano Anual de Auditoria é mais especifico, vai verificar mais o conteúdo da auditoria.

Sobre o ISO 9001

A norma ISO 9001:2008 é um componente estratégico de uma organização que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade. Sua função é promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
O sistema de gestão da qualidade tem o foco em gerenciar as necessidades e expectativas do cliente garantindo a sua máxima satisfação. Seguindo o modelo de hierarquia de níveis organizacionais, iniciando no nível estratégico, passando pelo tático até o operacional, é necessário compreender que a decisão de implementar a ISO 9001 deve partir da alta direção.


Texto: Valdete Araújo - DIRCOM/CMM
Foto: Robervaldo Rocha - DIRCOM/CMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento Jovem define mesa diretora

Neta destaca a importância da homenagem