Servidores da Câmara recebem certificado de especialização em Gestão Pública




Um grupo de 30 servidores efetivos da Câmara Municipal de Manaus (CMM) recebeu, na noite desta quarta-feira (25), o certificado de conclusão do curso de especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). A cerimônia de entrega dos certificados, regida pelo Coral da Casa Legislativa, ocorreu no auditório Adriano Jorge, da Casa Legislativa, e contou com a presença do presidente em exercício da CMM, vereador Amauri Colares (PROS), do pró-reitor de Ensino de Graduação da instituição, Luciano Balbino dos Santos, entre outras personalidades, amigos e familiares dos formandos.
Esta foi a primeira turma de servidores especializados no referido curso, fruto do resultado da parceria da Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar (ELVLA/CMM), que investiu 30%, com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que custeou 70% do curso, e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
O presidente em exercício da CMM, Amauri Colares falou da importância do curso ao parabenizar os formandos, que agora entram na história da Casa Legislativa como a primeira turma pós-graduada em Gestão Pública. “Temos certeza que a parceria beneficiará um melhor atendimento nos serviços públicos prestados por esta Casa”, ressaltou Amauri Colares.
Em breve discurso, o pró-reitor da UEA, professor mestre Luciano Balbino dos Santos, disse que a instituição cumpre mais uma etapa no processo de qualificação dos servidores públicos. “Vocês são os primeiros responsáveis pelo desenvolvimento do Estado e do Município, e a UEA se orgulha em entregar esses certificados. Hoje, vocês não são apenas servidores certificados, mas pessoas melhoradas e mais dispostos a servir”, destacou Luciano.
“Um processo educacional não atinge sua meta em apenas formar o seu profissional, portanto, a parceria é saudável e a UEA está aberta e se propõe em dar continuidade a esse trabalho com Casa Legislativa”, completou o pró-reitor, ao destacar ainda, que a instituição já cerca de cem servidores públicos do Estado em Gestão Pública.
A diretora da Escola do Legislativo da Câmara, Maria Enildes Gusmão, disse a parceria foi proveitosa e fundamental para melhorar o processo de gestão da Casa Legislativa. Enildes observou ainda, que a Câmara vai continuar com a parceria, e futuramente, outras turmas de servidores efetivos e comissionados vão desfrutar da oportunidade de ter um curso de pós-graduação em Gestão Pública. “Já estamos nos preparando também, para que neste ano, tenhamos servidores com a formação em mestrado”, acrescentou a diretora.
A formanda Fabiana Pacífico Seabra, responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da CMM, ressaltou a importância do curso. “O investimento é realmente para formar gestores, modernizar e dar dinamismo à Câmara”, observou Fabiana, ao completar que o curso trouxe conhecimentos na área humana, relação com o cidadão, economia, orçamento e todas as áreas precisas para o bom atendimento à população.
O orador da turma, Haroldo da Silva Amorim, chefe do departamento de Segurança da Casa Legislativa, fez um singelo agradecimento aos professores, gestores e coordenadores do curso de especialização em Gestão Pública pelo esforço dedicado ao longo do tempo em que estiveram juntos, desde o dia 10 de outubro de 2013, quando iniciaram as aulas, até a certificação.
“Foi à perseverança de cada um de nós e a boa vontade dos professores, que nos ajudaram a chegar até aqui”, declarou Haroldo, ao observar ainda, que o curso foi organizado com processos dinâmicos e didáticos, administrado por mestres com amplo conhecimento. “Unir ensino, conhecimento e disposição, e as vezes cansaço, foi satisfatório para todos. Estamos aqui para dizer que acreditamos firmemente que não vivemos apenas para existir, mas para aprender a cada dia”, disse emocionado o orador da turma.
Sobre o curso
O curso de especialização em pós-graduação em Gestão atende a uma demanda do poder público com uma proposta de modelo de gestão do setor público, cujas ações de desenvolvimento visam a melhoria de rotinas de trabalho em órgãos da administração estadual e municipal, além de promover a modernização e adequação às novas exigências econômicas e de respostas às demandas sociais, por meio de definição de modelos de gestão mais eficientes, de estruturas organizacionais mais eficazes e de padrões burocráticos que estimulem a criatividade, flexibilidade e espírito empreendedor, conforme o Plano de Trabalho que, independentemente, de transcrição passa a fazer parte deste instrumento.
Carga horária
A pós-graduação teve 360 horas de aulas expositivas com recursos multimídia e estudos de caso, distribuídas em 12 módulos, entre eles Metodologia do Trabalho Científico (TCC), Gestão Pública Contemporânea, Ética, Responsabilidade Social e Qualidade, Gestão e Elaboração de Projetos, Gestão dos Serviços Públicos Municipais, Gestão de Finanças e Serviço Público e Gestão Estratégia Governamental. As aulas foram ministradas na UEA da Cachoeirinha (avenida Castelo Branco, 670, Cachoeirinha), das 18h às 22h, de segunda a sexta.
Texto: Valdete Araújo – Dircom/CMM
Foto: Heraldo Rocha /Tiago Corrêa - CMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento Jovem define mesa diretora

Neta destaca a importância da homenagem