Presidente da CMM abriu aula inaugural de curso do projeto ‘#Umanovaescola’

  
Trinta adolescentes iniciaram, nesta segunda-feira (27), curso, fruto da parceria da Câmara com o TJAM - Foto: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM
Com palavras de incentivo aos jovens integrantes do curso de Agente de Informações Turísticas, fruto da parceria entre a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o presidente da Casa Legislativa, vereador Wilker Barreto (PHS), abriu a aula inaugural, na manhã desta segunda-feira (27), no auditório do órgão. “Vejo o curso como uma oportunidade a esses jovens, para que, no futuro, estejam preparados para trabalhar em eventos importantes da cidade”, disse Wilker Barreto.
A parceria é uma iniciativa inédita entre as Casas Legislativas do país, e vai beneficiar 120 adolescentes com a oferta de quatro cursos profissionalizantes — dentro do projeto ‘#Umanovaescolha’ — a serem ministrados na Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar da CMM.
“O curso oferece total infraestrutura como transporte, fardamento, material didático e lanche para o andamento das aulas, o que vai permitir a esses jovens uma oportunidade ímpar para um futuro melhor. A parceria deixa claro a proximidade da Câmara com a sociedade. Hoje teremos mais de 30 jovens iniciando esse projeto que terão cursos voltados para a empregabilidade. A parceria é um projeto que dispõe de acompanhamento integral do TJAM e da Câmara, por meio da Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar, permitindo oportunizar 120 alunos ao final dos cursos reconduzindo-os à sociedade”, destacou Barreto.
A representante do TJAM, Viviane Pessoa, destacou que a importância da parceria. “A capacitação é mais uma oportunidade a esses jovens infratores para a qualificação no mercado de trabalho”, ressaltou Viviane.
Seleção
Para participar das aulas, os adolescentes passaram por uma seleção pelos Juizados da Infância e Juventude Cível e Infrator do TJAM, os quais devem obedecer entre os seguintes requisitos — idade igual ou superior a 14 anos, ter matrícula e frequência escolar comprovada na rede de ensino, possuir Carteira de Identidade, CPF e Plano Individual de Atendimento (PIA); cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto — liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade, há pelo menos um mês.
O curso de Agente de Informações Turísticas é o primeiro a ser ministrado dentro do projeto ‘#Umanovaescolha’, que vai beneficiar, no total, 120 adolescentes com a oferta de quatro cursos profissionalizantes na Câmara. Inicialmente, serão qualificados 40 adolescentes no curso da área de turismo, com carga horária de 120 horas, de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 12h, com término no dia 25 de agosto.
Os participantes terão no conteúdo programático: ‘Fundamentos do Turismo e Hospitalidade’, ‘Organização dos Equipamentos e Serviços Turísticos’, ‘Noções de sustentabilidade no turismo’, ‘Patrimônios turísticos no Amazonas’ e ‘Qualidade no Atendimento ao turista’.


Texto: Valdete Araújo – DIRCOM/CMM
Foto: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento Jovem define mesa diretora

Neta destaca a importância da homenagem