Alunos da rede municipal de ensino têm a oportunidade de conhecer as dependências da Câmara e o trabalho dos vereadores - FOTO: Heraldo Rocha
Seiscentos e sessenta e oito estudantes da rede pública municipal tiveram a oportunidade de conhecer as atividades da Câmara Municipal de Manaus (CMM), neste primeiro semestre de 2015. Por meio do Projeto “Conheça a sua Câmara”, realizado pela Escola do Legislativo Municipal, os alunos puderam conhecer o trabalho realizado pelos vereadores e visitar as dependências da Casa Legislativa.
O projeto aproxima os alunos dos vereadores, que passam a conhecer de perto as atividades do parlamento e as suas funções dentro da democracia brasileira.
O Memorial Carlos Zamith e a sala de cinema Silvino Santos se transformaram em locais de visitação constante. Para os alunos, o Memorial, inaugurado no dia 23 de outubro de 2013, se tornou ponto obrigatório para aprender um pouco mais sobre a história da CMM, seus vereadores e seus principais tribunos, como a do ex-senador Fábio Lucena, Jeferson Peres, entre outros que iniciaram suas carreiras políticas como vereadores.
Exposição Memória Viva
Durante uma semana, neste primeiro semestre também, a Câmara Municipal promoveu a 1ª Expo “Memória Viva” que contou um pouco a história do Parlamento Municipal e da cidade de Manaus. Fotografias, filmes, documentos e equipamentos fotográficos antigos fizeram parte desse resgate exibido no Hall da Casa Legislativa.
A exposição é resultado do trabalho da Comissão, formada pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Wilker Barreto (PHS) e com objetivo de recuperar, catalogar e digitalizar o acervo histórico e cultural do Parlamento Municipal, um projeto iniciado em outubro de 2013 com a inauguração do Memorial da Câmara  e da Sala de Cinema Silvino Santos.
De acordo com o coordenador da Comissão do Memorial, Dorval Mendes, todo o material exposto na ‘Memória Viva’ foi cedido por servidores ativos e inativos, ex-vereadores e sebos da capital amazonense.

Texto: DIRCOM/CMM
Foto: Heraldo Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento Jovem define mesa diretora

Neta destaca a importância da homenagem