Seguranças da Câmara participam de curso de Formação de Brigada de Emergência com vista à certificação da ISO 1400.

  Como explicou o instrutor, os três primeiros dias de aulas práticas serão realizados em sala de aula da Escola do Legislativo Municipal - Foto: Robervaldo Rocha/CMM


Um dos pré-requisitos para a implantação e certificação do sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001), o curso de Formação de Brigada de Emergência, começou nesta segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), ministrado pela Prevenfire, empresa de treinamento e formação de bombeiros, primeiros-socorros e prevenção de incêndios em Manaus.
Ao todo, 18 profissionais da segurança da Casa Legislativa fazem o curso – ministrado pelo instrutor da Prevenfire, Manuel Eufrásio de Lima – que possui carga horária de 16 horas/aulas, dividido em módulos de primeiros-socorros e de prevenção de incêndio.
Como explicou o instrutor, os três primeiros dias de aulas práticas serão realizados em sala de aula da Escola do Legislativo Municipal, mas o treinamento prático ocorrerá no campo especializado da empresa, o CT, no bairro Puraquequara, na zona Leste da cidade. “Conforme a NBR 14.276, o treinamento prático só pode ser realizado, atendendo normas ambientais, em um campo de treinamento apropriado. Então, toda a parte teórica será feita na Casa e a prática, no CT da Prevenfaire”, disse.
O curso, como ressaltou a diretora da Escola do Legislativo, Cristiane Monteiro, atende a exigência do Sistema de Gestão Ambiental – ISO 14.001. Um dos passos iniciais, segundo ela, é que exista dentro da instituição uma brigada treinada, formada e capacitada para atuar em caso de emergência, sobretudo na prevenção. “Independentemente da ISO 14.001, o curso traz ensinamento para toda a vida aos brigadistas”, ressaltou.
Para o sugbgerente da Segurança da Câmara, Haroldo Amorim, esse curso é importante tanto para os seguranças quanto a Casa Legislativa. “Por ser um local de representantes da cidade, por receber número expressivo de visitantes e possuir grande número seus servidores, a Câmara necessita sempre de ter um corpo de seguranças treinados e aptos, se precioso for, prestar os primeiros-socorros”, disse ele, lembrando que o curso é fundamental no momento em que o Poder Legislativo Municipal se prepara para a certificação da ISO 14.001.
“É um curso de prevenção e estamos sendo preparados para caso ocorra algum acidente, estejamos aptos a dar os primeiros-socorros”, reafirmou o servidor.

Texto: Nely Pedroso – DIRCOM/CMM
Foto: Robervaldo Rocha - Dircom/CMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento Jovem define mesa diretora

Neta destaca a importância da homenagem