Auditoria interna na Câmara da ISO Ambiental vai iniciar no próximo dia 16

  
Nesta sexta-feira (6), grupo técnico se reuniu para receber informes sobre a preparação para a auditoria interna - FOTO: Robervaldo Rocha - DIRCOM/CMM
A primeira auditoria interna para preparação do Sistema de Gestão Ambiental NBR ISO – 14001:2004, norma em fase de implantação na Câmara Municipal de Manaus (CMM), está marcada para começar no dia 16 de maio, conforme o Plano de Auditoria Interna elaborado pela equipe de coordenação da ISO e distribuído, na manhã desta sexta-feira (6), às diretorias.
De acordo com o documento, as auditorias serão realizadas entre os dias 16 a 20 de maio em todos os setores da CMM e terá o objetivo de verificar a adequação do sistema da CMM à norma ambiental, identificando e corrigindo os pontos para melhoria do processo, sob a supervisão de 19 auditores ambientais treinados e capacitados pela Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony.
Entre os procedimentos do Sistema de Gestão Ambiental a serem observados pelos auditores está o Manual de Gestão Integrado (MGI), a Política Ambiental, Controle Operacional, Coleta Seletiva, Objetivos, Metas e Programas, Controle de Resíduos Gerais, Ações, Corretivas e Preventivas,  Instruções de Atendimento à Emergência e Monitoramento Ambientais.
“O objetivo primordial é identificar em que medidas estamos adequados e, se estiver algum requisito para correção, a CMM poderá ter tempo de corrigi-lo antes da auditoria externa”, explicou  o auditor líder, Eli Camilo, observando que o Plano de Auditoria Interna será enviado a todos os diretores nesta sexta-feira (6).
O auditor líder destacou, ainda, que o momento é primordial para despertar a consciência ambiental em todos os servidores da CMM. “É uma oportunidade única de mostrar para a sociedade que a Casa Legislativa está atuando em consonância com o meio ambiente, o que é fundamental para imagem da Casa e para o desempenho das nossas atividades”, completou Eli Camilo.
Após o término das auditorias internas, a Casa Legislativa terá o prazo de 20 dias para receber a auditoria de certificação.

Texto: Valdete Araújo – DIRCOM/CMM
Foto: Robervaldo Rocha - DIRCOM/CMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento Jovem define mesa diretora

Neta destaca a importância da homenagem