Projeto #UmaNovaEscolha é indicado para prêmio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo

 










O Projeto #UmaNovaEscolha da Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony (ELVLAA) da Câmara Municipal de Manaus está entre os três projetos de escolas legislativas do Brasil na indicação do prêmio “Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Contas  (Abel) de Melhores Projetos na Educação Legislativa”, versão 2016.
A premiação do melhor projeto será entregue durante o 28º Encontro da Abel, em parceria com a Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, em Natal, nos dias 16,17 e 18 de novembro que tem o objetivo de debater assuntos de interesses das escolas do Legislativo e de Contas.
A diretora da ELVAA, Cristiane Monteiro, destaca que a indicação já é um prêmio a ser comemorado. Ela destaca que a CMM foi a pioneira a ter uma visão futurista, criando o projeto #UmaNovaEscolha dando oportunidade a jovens em situação vulnerável de serem inseridos no mercado de trabalho por meio de curso profissionalizantes.
“Só o fato de sermos indicado já é uma vitória”, disse a diretora acrescentando que desde 2015, quando o projeto foi implantado na Casa, a escola já formou 360 jovens.
De acordo com Cristiane, o projeto já começa a dar frutos, aproximadamente 40% dos alunos já estão no mercado de trabalho, no Programa Menor Aprendiz ou já montaram o seu próprio negócio. “Temos imagens de jovens que participaram do projeto, inseridos no mercado de trabalho e alguns até com o próprio negocio. Isso é gratificante e a ideia é devolver esses jovens à sociedade preparados e qualificados para o mercado de trabalho”, disse a diretora.
#UmaNovaEscolha
No início de 2015, a CMM assinou o termo de convênio com o TJAM com a finalidade de capacitar adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que se encontram em conflito com a lei, por meio da oferta de cursos que proporcionam a formação técnico-profissional.
Pioneiro no Brasil, o projeto tem a missão principal retirar os jovens de condição passiva de vulneráveis para um processo ativo de inserção no mercado de trabalho.
O projeto #UmaNovaEscolha, que nasceu no ano passado, promove cursos por meio da Escola do Legislativo da CMM aos menores acolhidos em abrigos parceiros da Vara da Infância e Juventude Cível e menores infratores acompanhados pela Vara da Infância e Juventude Criminal.

Texto: Valdete Araújo – DIRCOM/CMM
Foto: Robervaldo Rocha - DIRCOM/CMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento Jovem define mesa diretora

Neta destaca a importância da homenagem