TJAM e Câmara comemoram sucesso do projeto #Uma Nova Escolha

MANAUS 30.11.16 - TRIBUNA POPULAR DA CAMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA O TRIBUNAL DE JUSTICA DO AMAZONAS (TJAM) E A ESCOLA DO LEGISLATIVO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS (CMM) PELO PREMIO EDUCACAO PRESENCIAL. (E/D) DESEMBARGADORA E EX-PRESIDENTE DO TJAM GRACA FIGUEIREDO/PREFEITO EM EXERCICIO VEREADOR WILKER BARRETO(PHS) FLAVIO HUMBERTO PASCARELLI PRESIDENTE DO TJAM). FOTO:TIAGO CORREA/CMM.
O projeto #UmaNovaEscolha — iniciado em 2015 e fruto da parceria entre a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) — teve garantia de renovação nesta quarta-feira (30), durante Tribuna Popular, que deu destaque ao prêmio nacional do projeto e homenageou os apoiadores da iniciativa com placas de reconhecimento.
Durante a homenagem, uma proposta do presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS), conduzida pelo presidente em exercício da CMM, vereador Hiram Nicolau (PSD), o presidente o TJAM, desembargador Flavio Humberto Pascarelli, anunciou a continuidade da parceria por entender que o Uma Nova Escolha é uma oportunidade de recuperar a cidadania dos jovens, que se encontram em vulnerabilidade social com a Justiça com a oferta de cursos profissionalizantes aos adolescentes.
“Hoje é um dia emblemático para a CMM e nada mais justo realizar uma grande festa para colher os bons frutos do nosso trabalho, em que, o importante é olhar para esses jovens e ver que o projeto resgatou 360 adolescentes dando oportunidade e melhor qualidade de vida profissional”, destacou Wilker Barreto, que estava no evento como prefeito em exercício, acrescentando que um dos objetivos de sua gestão é deixar uma Casa mais cidadã e mais próxima da sociedade.

Na mesma linha, Pascarelli destacou o compromisso de dar continuidade à iniciativa. “O caminho para a oportunidade sempre será a educação. É preciso se envolver demonstrando que é possível que as instituições trabalhem em harmonia”, disse o desembargador, que destacou, ainda, outra parceria assinada recentemente com a Casa Legislativa, em apoio ao combate à violência contra as mulheres.
Durante a homenagem, que contou com a presença desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, José Tito Lindoso, da Escola de Contas do TJAM, da diretora da Escola Legislativa da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Jacqueline Ferrete, da diretora-geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Luiza Bessa Rebelo, a diretora da Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony (ELVLAA) da Câmara, Cristiane Monteiro, destacou a importância do projeto #UmaNovaEscolha e aproveitou para agradecer o apoio de todos os envolvidos pela visão do resgate e cidadania dos jovens participantes do projeto.
“Sem o auxílio e confiança nada seria possível para o resgate dos adolescentes para uma nova oportunidade. Agradeço aos parceiros e funcionários, os vereadores e servidores da Casa que acreditaram no projeto. Dedico este prêmio que prova o valor da educação do Norte do Brasil”, disse Cristiane.
Percussora da iniciativa junta à CMM, a desembargadora Maria das Graças Figueiredo também destacou o desempenho e importância do Uma Nova Escolha. “É de grande importância para o Poder Judiciário a recuperação da cidadania desses jovens para que se tornem pessoas de bem e possam iniciar uma nova caminhada”, observou a desembargadora.












Reconhecimento
Em comemoração à conquista da premiação nacional do projeto, o presidente da CMM entregou ao desembargador Flávio Pascarelli uma placa de homenagem e agradecimento pela parceria. Da mesma forma, foi entregue placa de reconhecimento à diretora Luiza Bessa, em homenagem aos 20 anos da Espi, à diretora da Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar, Cristiane Monteiro, pelos nove anos de existência da escola e pela contribuição na formação de servidores e agentes públicos e políticos, além de gerir programas de inclusão socioeducacionais estreitando os laços com a sociedade manauara.

Premiação
O #UmaNovaEscolha foi o vencedor do prêmio ‘Educação Presencial’ no concurso cultural da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e Contas  (Abel) de Melhores Projetos na Educação Legislativa”, edição 2016. A premiação ocorreu no último dia 18, durante o 28º Encontro da Abel, evento proporcionado pela Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, em Natal, com o objetivo de debater assuntos de interesses das escolas legislativas e de Contas.













Sobre o Projeto
Desde a sua implantação, em 2015, o Uma Nova Escolha já formou 360 jovens e já começa a dar frutos. Aproximadamente 40% dos alunos estão no mercado de trabalho, no Programa Menor Aprendiz ou já montaram o seu próprio negócio.
O projeto tem a finalidade de capacitar adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que se encontram em conflito com a lei, por meio da oferta de cursos que proporcionam a formação técnico-profissional. Ao longo da parceria, os alunos participaram de cursos de informática básica e avançada, assistente administrativo, agente de turismo e recepção e meio de hospedagem.
Pioneiro no Brasil, o projeto tem a missão principal retirar os jovens de condição passiva para um processo ativo de inserção no mercado de trabalho. Além disso, promove cursos por meio da Escola do Legislativo da CMM aos menores acolhidos em abrigos parceiros da Vara da Infância e Juventude Cível e menores infratores acompanhados pela Vara da Infância e Juventude Criminal.

Texto: Valdete Araújo – DIRCOM/CMM
Foto: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento Jovem define mesa diretora

Neta destaca a importância da homenagem